Rua Caiana, 184 - Bairro Santa Inês

Belo Horizonte/MG - CEP 31080-190

​​

031 3467-3283

© Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor

Filosofia Educacional

Muito mais do que um lema “educar para a paz” é um comprometimento que rege o espírito institucional e humano do colégio.

Os que já estão conosco desde os primeiros passos, os que se ajuntaram a nós há alguns anos sentem a “educação para a paz” como um projeto de envolvimento constante entre escola-família em prol de uma formação integrada e integradora. Os que ingressam na Família ISFA a partir deste ano são convidados a “entrar na roda com a gente”.

Mas o que é educação para a paz? Para o ISFA é a composição de dois aspectos.

O primeiro: A inserção da espiritualidade e reflexões franciscanas. A humanidade sente fortemente a carência de consciência ecológica, de cuidado e de respeito com as criaturas. A criança despertada para o cuidado das coisas ordinárias como o bom uso da água, dos alimentos, dos materiais de uso pessoal e coletivo, entre outros, será o adulto capaz de empregar estes valores em instâncias globais.

O segundo: movimento gerador de uma cultura de paz. As sociedades avançam nos aparatos tecnológicos, mas o ser humano carece de cuidados e de respeito à sua dignidade. Temos a sensação de que predomina cultura da violência. A educação é um dos mecanismos primordiais para fazermos prevalecer uma nova sociedade e germinar uma nova geração comprometida com os valores da paz.

O ISFA entende que educar para a paz não é agir como se existisse uma “varinha mágica” como nos contos infantis. É, sobretudo a construção diária e ininterrupta de virtudes, e destas virtudes valores que agreguem conhecimento científico, respeito pelo semelhante e pelo planeta.